Na relação entre empresas é comum o equívoco de negociarmos por muito tempo com uma pessoa que de fato não pode decidir ou estarmos no foco inadequado que nos tira do negócio, entre outros, desta forma perdemos tempo, recursos e muitas vezes a oportunidade de realizar negócios.
É importante ter a certeza de que a pessoa com a qual conversa, está inserida no fluxo decisório e dependendo de sua posição nesse fluxo, avaliar bem o tipo de oferta ou proposta que fará. Sob quaisquer circunstâncias coloque sempre essa pessoa como “dona” do processo decisório faça-a sentir-se importante e assim sempre terá o apoio desta. Por meio dela conheça o fluxo hierárquico e aja em consonância ao que observar..
O negócio só interessa a uma empresa se este resolver um problema que ela tem, portanto, sua função é reconhecer os problemas e oferecer uma solução prática, rápida e com custos baixos. A cada contato persiga o problema, pois ele sofre influências e pode mudar com o tempo e sua agilidade na reação pode ser decisiva.
Para que possa exercer com eficácia suas funções nunca perca de vista que está tratando com pessoas, estabeleça um canal de comunicação limpo, seja consultor das pessoas com as quais trata cuidando sempre para nunca ser invasivo.
Portanto, o que influencia na tomada de decisão?
Talvez a resposta esteja na difícil construção do ambiente partindo, obviamente, do pressuposto de que a área técnica esteja entendida de forma clara.
O que influencia o ambiente?
Ambiente retrata o sentimento com relação a sua empresa que percorre todo o fluxo decisório. Na prática, detalhes técnicos, prazos, preços, condições gerais, todos os concorrentes, com competência definida, podem construir, mas a gestão relacional, a ancoragem mostrada pela sua empresa, as concessões pontuais, a ousadia para o risco, entre outras, na verdade definem o ganhador.
“Sem uma linguagem comum não se pode concluir negócios”
Confúcio
Comentários
Deixe sua Mensagem