Há uma pergunta no ar, será que eu sou um líder?
A resposta é categórica, você é um líder. A liderança se manifesta todas as vezes que houver a necessidade de uma decisão, de uma ajuda, de uma manifestação, enfim do contato com pessoas que esperam algo de nós.
Precisamos entender que liderados esperam do líder a motivação para realizar uma tarefa, a determinação para concluí-la, a inspiração para buscar soluções, ideias, opções, enfim todo o tipo de influência que torne a vida agradável, útil, em todas as suas vertentes.
Para que o líder possa exercer sua liderança a primeira virtude que deve buscar é saber ser bem-vindo, pois é impossível qualquer influência ou participação em um grupo de pessoas se essas não o receberem e o aceitarem.
Nos vários tipos de lideranças existentes, de um pai, um irmão, um amigo mais velho, um professor, um líder de projeto, entre outros, destaca-se a visão do todo como um dos pontos principais que define um líder aliada a temporalidade, o antes, o agora e o depois. Esses requisitos permitem a ele se tornar um ponto fixo e seguro para pessoas ou grupos.
É recorrente a ideia de que o líder não deve ter função operacional alguma em processo produtivo ou mesmo em um grupo de trabalho, ou seja, deve estar disponível para ajudar àquele que enfrenta dificuldades, para pensar nas melhores práticas ou ações, pata interfacear com outras equipes ou grupos. Se ele não for trabalhar, a operação não para…
” Ninguém, com toda certeza, é capaz de assumir a liderança em todos os campos, pois para um homem os deuses concederam as proezas da guerra, a outro, a dança, para um outro, a música e o canto, e, num outro, o todo poderoso Zeus colocou uma boa cabeça.”
Homero
Comentários
Deixe sua Mensagem