Você sabe definir seu público-alvo?

Você sabe definir seu público-alvo?

Definir seu público alvo é fundamental para o sucesso, afinal, como temos nossos recursos limitados, e as opções são “ilimitadas”, temos sempre que buscar a alocação “ótima” dos nossos recursos.

São três os principais recursos que somos diariamente convidados a buscar a alocação “ótima”

  1. Pessoas – temos que definir onde vamos alocar as pessoas que temos na nossa empresa, equipe, time, etc.
  2. Tempo – temos que definir onde vamos investir nosso tempo, afinal ele é limitado, e, talvez o nosso bem finito mais precisos.
  3. Dinheiro – temos que eleger onde vamos alocar o dinheiro que temos disponível e onde não vamos investi-lo.

Uma vez que compreendemos os nossos recursos limitados, se não tivermos muito claro quem é o nosso público alvo, dificilmente seremos capaz de alocar esses nossos recursos de forma eficiente para impactar esse público alvo.

Vamos trazer um exemplo para que fique mais claro. Vamos supor que o público alvo da nossa empresa sejam executivos de 2o na organização, que respondam para o dono / presidente / CEO / etc. Portanto, nesse caso nosso público alvo são os executivos de 2o nível e os número um das empresas.

Por outro lado eu decido colocar propaganda da minha empresa e serviços na televisão aberta, que todos os brasileiro irão ter acesso e serem impactadas pela propaganda.

Claro que para fazer uma propaganda na televisão aberta em rede nacional, o custo dessa propaganda seria altíssima, e, iríamos impactar uma quantidade significativa de pessoas que não são nosso público alvo.

Portanto essa opção, certamente, não é a melhor alocação dos nossos recursos.

Esse exemplo, apesar de óbvio e até mesmo podendo ser considerado “bobo”, traz à luz de forma explícita a importância de definirmos nosso público alvo.

Fica, portanto, aqui a provocação para você que está nos lendo agora, você já tem claro e definido o seu público alvo?

Um forte abraço,
Flávio

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