A diferença entre estratégia (pensar e formalizar a estratégia) e prática pode ser explicada nas estatísticas.
85% das estratégias que fracassam, ocorrem por problemas na execução, ou por problemas da prática. Por outro lado, apenas 15% dos fracassos acontecem por problemas de construção ou concepção da estratégia.
Eu já vi diversas vezes estratégias bem “mais ou menos” concebidas, que deram muito certo por uma execução primorosa, e também, estratégias que eram brilhantes do ponto de vista de concepção, que foram mal executadas (problemas de prática), e, que não deram certo.
Portanto, se você tiver que escolher apenas uma das duas opções para investir mais o seu tempo, recomendo que você foque na prática.
Por sorte, não temos que fazer essa escolha, portanto a recomendação que fica é que você invista parte do seu tempo para planejar a sua estratégia e depois de planejado vá para a prática com obstinação, comprometimento, foco e muita energia para entregá-la com excelência.
Tem uma frase fantástica do ex-presidente dos EUA, Abraham Lincoln, que dizia: “Se eu tivesse seis horas para cortar uma árvore, eu gastaria as quatro primeiras afiando o machado”.
Boa sorte,
Flávio
Comentários
Deixe sua Mensagem