Seja qual for o tamanho da empresa planejar é fundamental!
Aquelas empresas muito pequenas, normalmente esse planejamento acontece de forma empírica e informal, na maioria das vezes na cabeça do acionista / dono da empresa.
Contudo, mesmo nesses casos, colocar o planejamento no papel tem grande vantagens, afinal “o papel não esquece”, e, normalmente quando colocamos alguma coisa de forma formal no papel, mesmo que nos dias de hoje seja de forma eletrônica, nos ajuda muito a pensar mais profundamente no assunto.
Portanto, seja qual for o tamanho da sua empresa, fazer um planejamento formal lhe trará muitas vantagens.
Mas, antes de listar as vantagens, vamos olhar o passo a passo mínimo que deve ser feito para estruturar um planejamento.
Quando falamos em “mínimo”, isso quer dizer que de acordo com o tamanho e nível de sofisticação da sua empresa, eventualmente, muito além do que vamos listar abaixo deve ser feito também.
- Definição de onde queremos chegar – damos o nome a essa definição de Visão, ou seja, onde queremos chegar em um espaço de tempo definido, que pode variar de 1 a 10 anos;
- Definição dos valores da empresa – ou como costumo dizer as diretrizes básicas de comportamento que devemos exigir que todos que se relacionam com a empresa devem seguir;
- Definição da missão ou propósito – a explicitação da razão da empresa existir e nos fazer sair da cama todos os dias;
- Análise de ambientes, interno e externo – ambiente interno – (a) forças (o que temos de bom na nossa empresa); (b) fraquezas (o que precisamos melhorar na nossa empresa) | ambiente externo – (c) ameaças (eventuais dificuldades e ou problemas causados por agentes externos que não podemos controlar) (d) oportunidades (situações favoráveis que podem ser causadas por agentes externos);
- Definição de objetivos que queremos atingir para nos levar à visão (item 1);
- Definição das ações que temos que fazer para atingir aos objetivos;
- Definição de indicadores e metas que iremos usar para mensurar se estamos atingindo nossos objetivos, que nos levarão à visão.
Agora vamos as vantagens de fazer tudo isso de forma formal:
- Ao formalizar a estratégia pensamos melhor e vamos mais a fundo nela;
- Facilita o engajamento de outras pessoas, e eventualmente a participação de outras pessoas na sua elaboração;
- Ao engajar outras pessoas, facilita termos o comprometimento de todos na sua execução;
- Podemos imprimir o resumo da estratégia, os planos de ação, os indicadores e suas metas para que possamos “olhar” para eles todos os dias e nos lembrarmos que a execução dos mesmos é chave no processo.
Portanto, a dica que fica aqui é que você formalize a elaboração da sua estratégia, envolva outras pessoas na sua construção, engaje as pessoas para a sua execução, e, seja obstinado para executar e acompanhar essa execução.
Comentários
Deixe sua Mensagem