Quando pensamos em ideias nos vem à mente a inovação e esta está presente no dia a dia de praticamente todas as empresas. Se fizermos uma avaliação estatística veremos que 99% dessas ideias não produzem os resultados esperados, enfrentando o esquecimento e, portanto, na prática fracassam.
Quando realizamos uma análise desse fato observamos que pequenas coisas importantes acabam sendo deixadas de lado pois o êxito está diretamente ligado a uma correta execução dessas ideias. Uma ideia somente se consolidará se for desenvolvida de forma competente pelas pessoas certas, o que por diversos motivos muitas vezes não acontece.
Toda ideia nova requer um planejamento efetivo que deve ser seguido,mas muitas vezes a pressão por resultados imediatos põe tudo a perder pois muitas etapas importantes acabam sendo puladas fragilizando o desenvolvimento previsto.
Para o sucesso uma metodologia deve ser definida com base no que se espera no contexto da ideia, copiar de um case de sucesso pode ser um erro abissal.
Contar com terceiros, ter uma equipe treinada no contexto do desenvolvimento de projetos, disciplinada e com competências complementares é básico para o sucesso.
Muitas vezes a ideia é excepcional, obtém sucesso na sua realização, mas enfrenta problema com a escalabilidade, ou seja, produzir com volume, por exemplo, ou disponibilizar para muitos usuários torna o custo excessivo e inviabiliza a ideia, a inovação…, faltou a validação da ideia no contexto pós-desenvolvimento.
Os problemas estão nos detalhes, essa máxima de mercado é real, o gestor de uma ideia tem que observar os detalhes, cada etapa deve ser avaliada sempre à luz do que se sonhou, idealizou, se decidiu realizar…
A grande ideia e a inovação seguem expressas na frase de Albert Einstein,
” Se, à princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela”
Comentários
Deixe sua Mensagem